EYES OF THE STREET
Consulado Geral do Brasil em Nova York
NYC - Estados Unidos
Janeiro de 2024
Durante sua residência em Nova York, Enivo criou um novo corpo de trabalho, Eyes of the Street. “No estúdio de arte, eu combino meu conhecimento acadêmico e de rua, misturando materiais de grafite com tinta a óleo”, explica ele.O destaque abaixo é da exposição do artista, que aconteceu no Consulado do Brasil em Nova York. Na agitação vibrante da cidade de Nova York, Enivo se viu imerso na energia de um novo mundo.
Ao chegar para uma residência artística com Simon Watson, ele trouxe consigo os ritmos de sua terra natal, as cores de sua cultura e um espírito alimentado pela batida das ruas. Sua inspiração para as obras produzidas em NYC veio das suas experiências vividas na cidade, o artista usava o transporte público para se locomover no seu dia a dia e, por ser um ambiente com muitas informações, adquiriu várias referências para duas pinturas.
Além disso, o artista ficou fascinado, pois NYC é o berço do graffiti e enfim pode vivenciar a história mostrada nos filmes Beat Street (1984), Wild Style (1983) e do livro Subway Art de Martha Cooper e Henry Chalfant. Outra curiosidade sobre a série de desenhos foi que o artista arquitetava o melhor momento para não ser pego enquanto tirava os papéis informativos dos trens.Atraído pelas estações de metrô e pelo caos vibrante do subterrâneo da cidade, ele encontrou inspiração no labirinto labiríntico de pôsteres de metrô e paredes cobertas de graffiti. Ali, em meio à cacofonia de vozes e à correria dos passageiros, ele viu uma tela esperando para ser transformada.
Curadoria por Simon Watson
During his recent NYC residency, Enivo created a body of new work, Eyes of the Street. “In the art studio, I combine my street and academic knowledge, mixing graffiti materials with oil paint,” he explains.
The highlight below is from the artist’s exhibition, which took place at the Brazilian Consulate in New York. In the vibrant bustle of New York City, Enivo found himself immersed in the energy of a new world.
Arriving for an artist residency with Simon Watson, he brought with him the rhythms of his homeland, the colors of his culture and a spirit fueled by the beat of the streets. His inspiration for the works produced in NYC came from his experiences living in the city, the artist used public transportation to get around in his daily life and, because it is an environment with a lot of information, he acquired several references for two paintings.
In addition, the artist was fascinated by the fact that NYC is the birthplace of graffiti and was finally able to experience the history shown in the films Beat Street (1984), Wild Style (1983) and the book Subway Art by Martha Cooper and Henry Chalfant. Another curiosity about the series of drawings was that the artist planned the best moment to avoid being caught while taking the information papers off the trains. Drawn to subway stations and the vibrant chaos of the city’s underground, he found inspiration in the labyrinthine maze of subway posters and graffiti-covered walls. There, amid the cacophony of voices and the rush of passengers, he saw a canvas waiting to be transformed.
Consulate General of Brazil in New York, NYC, USA
January 2024
Curated by Simon Watson